.

.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Curso ensina técnicas de manejo de gado leiteiro



Iniciativa de moradores do bairro rural Mangueira II rendeu curso de três dias; veterinário do Senar mostrou técnicas de manejo do gado com aulas práticas e teóricas e atualizou produtores sobre leis

Agência Criativa
Por Danilo Felipe

São José da Boa Vista – Ensinar noções básicas de manejo em gado leiteiro e de técnicas de produção de leite com mais produtividade e qualidade, manter a sanidade do rebanho e atualizar os produtores sobre a legislação vigente. Estes foram os principais objetivos do curso de manejo de gado de leite, realizado nesta semana no bairro Mangueira II, região rural de São José da Boa Vista, que contou com a participação de cerca de 20 moradores da região.

Com apoio da prefeitura, Cooperativa Agropecuária Familiar do Leste Pioneiro (Coaflep), Emater, Banco do Brasil, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato Patronal, a comunidade do local recebeu um médico veterinário do Senar que, com aulas teóricas e práticas mostrou as melhores técnicas para o manejo dos animais. A iniciativa para o curso foi dos próprios moradores. As atividades começaram na última terça-feira (dia 23) e terminou nesta quinta (dia 25).

De acordo o veterinário Claudio Manoel Livramento, que ministrou o curso, a atividade faz parte da meta de qualificação e capacitação dos pequenos produtores rurais proposta pelos órgãos parceiros. “Espero que [o curso] venha mudar a mentalidade do produtor para que utilize as técnicas aprendidas aqui e possam melhorar não só a qualidade do leite, mas também a renda familiar”, explicou Livramento.

É o que pensa a produtora Geovana Aparecida dos Santos, que produz leite há sete anos. “Espero melhorar sempre. Se o leite tiver mais qualidade, também poderemos ter uma renda maior”, disse. A também produtora Tereza Mendes de Souza, que já produz leite há 20 anos, concorda. “Quero melhorar a qualidade do meu produto e aumentar a renda da minha família”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não refletem a opinião deste Blog